//
você está lendo...
GRANDE LIVRO GESTÃO ESTRATÉGICA

Gestor x Área Técnica (metaforicamente falando)!!!!!

image

Gestor x Área Técnica, metaforicamente falando, indo de encontro com o post anterior de Gerenciamento de Projetos, imaginem um carro bem velhinho precisando de manutenção. Temos algumas opções: 1- Bom procurar uma concessionária para fazer todo o concerto necessário (pode não ser uma boa opção devido o valor agregado Custo X Benefício), em muitos casos o grande benefício nesta situação seria a confiabilidade do Serviço; 2- Ir em qualquer mecânico? (pode trazer os mesmos ônus de uma concessionária em termos de valores e a confiança no serviço), em contrapartida pode sair mais barato; 3- Restou a confiança no seu mecânico, (com todo seu conhecimento pode ser mais assertivo e conforme for a quantidade de coisas para fazer, este pode fazer uma negociação do que pode ser feito primeiro e deixar o carro funcional e o que pode ser feito depois); Senhores passando para o nosso mundo Corporativo como vêem a relação desta metáfora com: Gestor, Líder, Gerente de Projeto, Cliente, Negociador, Recursos, Projeto, Comprometimento, enfim tudo mais que os senhores podem somatizar… Vamos lá… O Gestor precisa ter uma visão Macro da Melhor opção do que precisa fazer, ou seja, ele precisa delegar as responsabilidades e ter a confiança na sua equipe, unir o melhor de cada um e trabalhar as deficiências, por final prover todos os recursos necessários. Voltando a metáfora tomar a decisão das 3 opções acima precisa vir da sua equipe (recurso). Em cada tarefa é preciso todos os papéis bem definidos mas o TL Tech Lead o (líder técnico) precisa ser negritado para assumir suas responsabilidades. Caso seja do seu Skill o líder pode fazer o gerenciamento das suas atividades (projeto), e assumir o papel de (gerente de projeto), este papel pode se também do Gestor ou outro da equipe. De fato o Sponsor será o (Cliente) que precisa também ter toda a confiança da sua execução o ROI precisa ser claro. Tanto o Gerente de Projeto e o Executor precisa ser um grande (negociador) em todo o processo com seu Sponsor (cliente), em jogo sempre está o seu trabalho, (comprometimento) e garantia do serviço. Tanto o cliente quanto a empresa precisam ter uma visão que são stakeholders um do outro, logo quanto melhor for a parceria melhor será a entrega do produto. Buscar a eficiência e eficácia, podemos dizer que o bom está na eficiência e o ótimo na eficácia, o ótimo é inimigo do bom, não podemos esquecer disso. A linha tênue nestas 2 palavras, vem trazendo redução do tempo e custos reduzidos somando-se a isso superar as expectativas. Esse carro precisa voltar a ser um meio de locomoção confiável. O motorista precisa fazer o concerto conforme seus planejamentos, e precisa ter toda a confiança no executor do serviço (mecânico e sua equipe). Os prazos acordados precisam ser cumpridos, caso haja algum problema que seja acordado e negociado, afinal o combinado não sai caro. Lembre-se esse concerto pode ser abertura para outros conceitos, faça o melhor. O mecânico master precisa que seus ajudantes estejam preparados para consecução. Em seu estabelecimento é necessários todos os recursos necessários, caso contrário irá precisar terceirizar e o fluxo deste projeto precisa seguir os mesmos pilares.

Colaboradores: Fábio Oliveira (FOL), Fábio Antonaccio, Junieh Byegman, Cleiton Cipriani, Telêmaco Santana, Juarez Thomazelli, Hélio, Marcos Azevedo e Marcos Paulo.

Anúncios

Sobre Fábio FOL

Profissional com mais de 17 anos de experiência em empresas Multinacionais, de Petróleo,Governo Federal,Ministério de Minas e Energia e Centros Autorizados Microsoft.Experiência em ambientes 24/7 e de missão crítica,Site de Contingência, Relacionamento com parceiros.Atuação,Implantação e gerenciamento em projetos de Infraestrutura física e lógica, Wireless Corporativa e outros.Certificados da Microsoft, Itil e Pmbook (Projetos),todos relacionados com infraestrutura, Gerenciamento, Soluções voltadas para estações de trabalho, Clientes Corporativos e Servidores High End.Forte em liderança de pessoas, Itil Melhores Práticas em TI, Gerenciamento e Gestão de projetos, Mapeamento de processos.Conhecimentos avançados no pacote Office da Microsoft e produtos voltados para colaboradores corporativos como: SharePoint e Mensagem Instantânea. Criação de Projetos Básicos e SOX (Alinhamento de Processos). Conhecimento Avançados em Sistemas operacionais Server Windows e File Server Linux, Hardware de Computadores, Desenhos Técnicos, Cobit, tendo como foco Administração de Redes e Gestão. Enfim, ser sempre visionário e estar preparado para todos os recursos que a empresa possuir, sempre procurando agregar conhecimentos na busca incessante pela boa formação profissional, ainda, caso se faça necessário ajudar à integração e valoração da equipe, para que os benefícios venham como conseqüência, contudo, sinto-me preparado para o cargo em que no momento vislumbro junto à empresa a fim de contribuir com a sua trajetória, sendo parte integrante da mesma.

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: