//
você está lendo...
Sem categoria, TÉCNICO MICROSOFT LYNC SERVER

Microsoft Lync Server (Replicação dos Objetos e Outras Dicas)

Olá pessoal!!!

Hoje vamos trazer mais uma dica do Microsoft Lync Server.

Acredito que muitos de nós quando administrando essa grande ferramenta, já deparou-se com problema de sincronização ou problema de sincronização com alguma conta de no catálogo global, ou a mensagem – (“The address book is preparing to synchronize. Search results might not be current”), desta forma segue abaixo alguns procedimentos e comandos que podemos utilizar:

O processo de atualização é o mesmo se comparado ao OCS 2007 R2. Segue abaixo um resumo desse processo:

  1. Mudanças realizadas nos objetos do AD são automaticamente sincronizadas através do LS User Replicator a cada 01 minuto. Essas alterações são replicadas para as bases de dados no SQL Server.
  2. Depois, a cada 24 horas o LS Address Book Server pegará as informações mais atualizadas na base de dados do SQL e colocará essas atualizações em arquivos que serão disponibilizadas para download para os clientes.
  3. Em um período randômico, os clientes (Lync cliente e Lync Phone Edition) irão fazer o download dos arquivos do Address Book pelo compartilhamento do Lync, criado durante a criação do pool.

Processo Manual

Dentro do Microsoft Lync Server:

1 – Start;

2 – All programs;

3 – Microsoft Lync Server 2010;

4 – Shell de Gerenciamento do Lync Server;

5 – Digitar (Update-CsAddressBook –verbose ou Update-CsAddressBook);

Apesar da replicação do AD ser realizada a cada 01 minuto, você pode executar o comando abaixo no console do Lync Power Shell para atualizar a base de dados do SQL com as últimas atualizações do AD:

Update-CsUserDatabase

Depois de colocar as informações mais recentes na base de dados do SQL, vamos colocar essas atualizações nos arquivos Address Book. Para isso, execute o comando abaixo:

Update-CsAddressBook

Você pode utilizar o parâmetro “–verbose” para visualizar o resultado do comando

Update-CsAddressBook –verbose (Isto sincroniza todos os servidores de Catálogos de Endereços na organização e detalha todas a mudança no log)

Update-CsAddressBook -Fqdn server.domain.com (sincroniza-se um único servidor de Catálogos de Endereços)

Aguarde uns minutos e verifique seu log de eventos em busca dos seguintes eventos.

21004, 21056, 21010

Untitled

O principal deles é o evento 21056 onde é informado o detalhamento da sincronização.

Untitled1

Já o evento 21004 informa o horário que será feita a próxima sincronização.

Untitled2

Caso queira forçar uma atualiza em minutos!!!

Por padrão, o cliente de Lync verifica alterações a Global Address List (GAL) entre 1 e 60 minutos. Caso você precise forçar uma atualização de livro de endereço do cliente Lync, siga este processo.

Você terá que adicionar um registro no computador onde está instalado o cliente de Lync e excluir arquivos locais de contatos.

A primeira coisa a fazer é forçar o cliente Lync imediatamente baixar o catálogo de endereços. Para fazer isso, você precisará de uma chave do registro no computador em que você deseja forçar a atualização de livro de endereço. Você pode usar o seguinte comando para criar a chave de registro (você terá que executá-la com credenciais de administrador locais):

reg add HKCU\Software\Policies\Microsoft\Communicator /v GalDownloadInitialDelay /t REG_DWORD /d 0 /f

Faça logoff e logon novamente em seu lync cliente e tente fazer uma busca

Em seguida, você precisará excluir os arquivos de contatos locais baixados anteriormente. Siga estas etapas no computador onde você deseja forçar a atualização do livro de endereços:

Sair do cliente de Lync se ele estiver sendo executado. Exclua manualmente os arquivos GalContacts.db e GalContacts.db.idx.

A localização destes ficheiros é dependente do sistema operacional do cliente. Para o Windows XP, será no %userprofile%\Local Settings\Application Data\Microsoft\Communicator\sip_username@domain.

Para Windows Vista e Windows 7, o local será % userprofile%\AppData\Local\Microsoft\Communicator\sip_username@domain

Em ambos os casos, você precisará substituir o sip_username@domain com o endereço SIP do usuário em questão. Por exemplo, para fazê-lo para um usuário que tenha um endereço SIP user1@domain.local, deverá substituir o sip_username@domain com sip_user1@domain.local.

Reinicie o cliente de Lync. Neste momento, ela terá uma cópia atualizada do catálogo de endereços. Ele corresponderá qualquer que seja tem ABS. Há um intervalo no qual o servidor de catálogo de endereços recebe suas informações de ADDS. Se você alterou recentemente informações no ADDS e não posso esperar para o servidor de catálogo de endereços sincronizar, você pode usar o Update-CsAddressBook cmdlet para forçar a atualização. Então você tem o catálogo de endereços mais recentes.

Para finaliza, uma dica muito importante com contas de usuário, recentemente passamos por um problema onde aparentemente todas as configurações da conta estavam corretas, inclusive dentro do AD e no Lync Server, mas um problema persistia na busca pelo nome desse usuário por outros usuários dentro da empresa, somente conseguia achar este digitando o FQDN da conta (user@domain.com), para resolver isso é importante abrir o adsiedit, buscar o usuário e buscar o parâmetro -> proxyAddresses (atentar para o SIP se está igual ao login do usuário) -> se errado limpar, assim como buscar os parâmetros -> msRTCSIP-PrimaryHomeServer – msRTCSIP-PrimaryUserAddress, limpar esse valores.

Grande abraço a todos – FOL!!

 

 

Sobre Fábio FOL

Profissional com mais de 17 anos de experiência em empresas Multinacionais, de Petróleo,Governo Federal,Ministério de Minas e Energia e Centros Autorizados Microsoft.Experiência em ambientes 24/7 e de missão crítica,Site de Contingência, Relacionamento com parceiros.Atuação,Implantação e gerenciamento em projetos de Infraestrutura física e lógica, Wireless Corporativa e outros.Certificados da Microsoft, Itil e Pmbook (Projetos),todos relacionados com infraestrutura, Gerenciamento, Soluções voltadas para estações de trabalho, Clientes Corporativos e Servidores High End.Forte em liderança de pessoas, Itil Melhores Práticas em TI, Gerenciamento e Gestão de projetos, Mapeamento de processos.Conhecimentos avançados no pacote Office da Microsoft e produtos voltados para colaboradores corporativos como: SharePoint e Mensagem Instantânea. Criação de Projetos Básicos e SOX (Alinhamento de Processos). Conhecimento Avançados em Sistemas operacionais Server Windows e File Server Linux, Hardware de Computadores, Desenhos Técnicos, Cobit, tendo como foco Administração de Redes e Gestão. Enfim, ser sempre visionário e estar preparado para todos os recursos que a empresa possuir, sempre procurando agregar conhecimentos na busca incessante pela boa formação profissional, ainda, caso se faça necessário ajudar à integração e valoração da equipe, para que os benefícios venham como conseqüência, contudo, sinto-me preparado para o cargo em que no momento vislumbro junto à empresa a fim de contribuir com a sua trajetória, sendo parte integrante da mesma.

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: