//
você está lendo...
MICROSOFT AD, Sem categoria

Active Directory do Azure e Windows Server 2016

AADCONNECTxprs_960

O Active Directory do Azure (AD do Azure) é o serviço de gerenciamento de identidade e diretório multilocatário com base em nuvem da Microsoft.

O tradicional AD DS – Directory Services – que é o serviço disponibilizado para os clientes através do sistema operacional do Windows Server para gerenciamento de identidade no local na rede Corporativa.

E o Active Directory do Azure? É um serviço disponibilizado pelo azure para gerenciamento de identidade baseado na nuvem (Cloud).

Qual seria a grande direferença entre ambos, o AD do Azure oferece uma solução acessível e fácil de usar para fornecer a funcionários e parceiros de negócios acesso de logon único (SSO) a milhares de aplicativos SaaS na nuvem, como Office365, Salesforce.com, DropBox, Googledrive, dentre outros.

Para desenvolvedores de aplicativos, o AD do Azure permite que você se concentre na criação de seu aplicativo, tornando rápida e simples a integração de uma solução de gerenciamento de identidade da mais alta qualidade e utilizada por milhões de empresas em todo o mundo.

Fornece os recursos de diretório central e gerenciamento de identidades para serviços de nuvem da Microsoft como:

– Azure
– Microsoft Office 365
– Dynamics CRM Online
– Windows Intunes

Com o Azure Active directory é possível gerenciar os dados de diretório utilizando o Portal de Gerenciamento do Azure e ou módulo Microsoft Azure Active Directory para Windows PowerShell:

Utilizando o portal ou o Powershell, é possível:

– Criar e gerenciar contas de usuários e grupos;
– Gerenciar Serviços na nuvem e aos quais sua organização está escrita;
– Integrar seu diretório local com o diretório na nuvem;

É possível integrar o Windows Azure Active Directory com o Windows Server Active Directory via DirSync e Active Directory Federation Services (ADFS) componentes de gateway.

Além disso, com apenas quatro cliques, o AD do Azure pode ser integrado a um Active Directory do Windows Server existente, fornecendo às organizações a capacidade de aproveitar os investimentos locais de identidade existentes para gerenciar o acesso à nuvem com base em aplicativos SaaS.
Esse serviço é gratuito, não é cobrado nenhum valor sobre o Windows Azure Active Directory (WAAD), mas há também o WAAD com oferta premium.

Atualmente WAAD Premium está na versão Public Preview, com ele, é possível ter:

Suporte para aplicativo de gerenciamento de acesso baseado em grupos
Relatórios avançados de segurança baseado em máquina
Portal de acesso a aplicativos com Self-Service de redefinição de senha.

A semelhança entre o Active Directory e o Azure Active Directory é muito grande, veja nesta imagem como é ilustrado as aplicações, sejam elas hospedado local ou na nuvem.

O AD do Azure também inclui um conjunto completo de recursos de gerenciamento de identidade, incluindo multi-factor authentication, registro de dispositivos, gerenciamento de senhas de autoatendimento, gerenciamento de grupos de autoatendimento, gerenciamento de contas com privilégios, controle de acesso com base em função, monitoramento de uso de aplicativos, auditoria avançada e alertas e monitoramento de segurança. Esses recursos podem ajudar a proteger aplicativos com base na nuvem, simplificar os processos de TI, cortar custos e ajudar a garantir que as metas de conformidade corporativa sejam atingidas.

Se você for um cliente do Office365, Azure ou Dynamics CRM Online, talvez não tenha percebido que já está usando o AD do Azure. Todo locatário do Office365, Azure e Dynamics CRM já é, na verdade, um locatário do AD do Azure. Quando desejar, você poderá começar a usar esse locatário para gerenciar o acesso a milhares de outros aplicativos na nuvem aos quais o AD do Azure se integra!

O AD do Azure é confiável?

O projeto multilocatário, distribuído geograficamente e de alta disponibilidade do AD do Azure significa que você pode confiar nele para suas necessidades comerciais mais críticas. Com execução em 28 data centers em todo o mundo com failover automático, você terá o conforto de saber que o AD do Azure é altamente confiável e que, mesmo se um data center ficar inativo, cópias de seu diretório de dados estarão ativas em pelo menos dois data centers mais dispersos regionalmente e disponíveis para acesso instantâneo.

Quais são os benefícios do AD do Azure?

Sua organização pode usar o AD do Azure para melhorar a produtividade dos funcionários, simplificar os processos de TI, melhorar a segurança e reduzir custos de várias maneiras:

– Adote rapidamente os serviços de nuvem, fornecendo aos funcionários e parceiros uma experiência de logon único fácil da plataforma dos recursos de serviços de provisionamento e gerenciamento de acesso a aplicativos SaaS totalmente automatizados do AD do Azure;

– Capacite os funcionários com acesso aos aplicativos na nuvem da mais alta qualidade e recursos de serviço e autoatendimento de onde quer que eles precisem para trabalharem nos dispositivos que adoram usar;

– Gerencie com facilidade e segurança o acesso de funcionários e fornecedores a suas contas de mídia social corporativa;

РAprimore a seguran̤a dos aplicativos com o acesso condicional e a autentica̤̣o multifator do AD do Azure;

– Implemente um gerenciamento de acesso de aplicativo de autoatendimento consistente, permitindo que os proprietários de negócios migrem rapidamente e, ao mesmo tempo, reduzam a sobrecarga e os custos de TI;

– Monitore o uso dos aplicativos e proteja sua empresa contra ameaças avançadas com monitoramento e relatórios de segurança;

– Proteja o acesso móvel (remoto) a aplicativos locais;

Grande abra̤o РFOL!

Sobre Fábio FOL

Profissional com mais de 17 anos de experiência em empresas Multinacionais, de Petróleo,Governo Federal,Ministério de Minas e Energia e Centros Autorizados Microsoft.Experiência em ambientes 24/7 e de missão crítica,Site de Contingência, Relacionamento com parceiros.Atuação,Implantação e gerenciamento em projetos de Infraestrutura física e lógica, Wireless Corporativa e outros.Certificados da Microsoft, Itil e Pmbook (Projetos),todos relacionados com infraestrutura, Gerenciamento, Soluções voltadas para estações de trabalho, Clientes Corporativos e Servidores High End.Forte em liderança de pessoas, Itil Melhores Práticas em TI, Gerenciamento e Gestão de projetos, Mapeamento de processos.Conhecimentos avançados no pacote Office da Microsoft e produtos voltados para colaboradores corporativos como: SharePoint e Mensagem Instantânea. Criação de Projetos Básicos e SOX (Alinhamento de Processos). Conhecimento Avançados em Sistemas operacionais Server Windows e File Server Linux, Hardware de Computadores, Desenhos Técnicos, Cobit, tendo como foco Administração de Redes e Gestão. Enfim, ser sempre visionário e estar preparado para todos os recursos que a empresa possuir, sempre procurando agregar conhecimentos na busca incessante pela boa formação profissional, ainda, caso se faça necessário ajudar à integração e valoração da equipe, para que os benefícios venham como conseqüência, contudo, sinto-me preparado para o cargo em que no momento vislumbro junto à empresa a fim de contribuir com a sua trajetória, sendo parte integrante da mesma.

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: