//
você está lendo...
EBOOK-MICROSOFT

[E-BOOK GRÁTIS]: O Guia de Bolso do Administrador de Rede Microsoft – Implementando e Administrando um File Server – Engenheiro Microsoft

Microsoft

Olá amigos tudo bem!

Em primeiro lugar te agradeço imensamente por estar lendo esse Livro, te confesso que foi e está sendo feito com muito carinho e dedicação, vamos te passar todos os atalhos e as boas práticas de Administração de Redes (File Server) a nível Sênior e Engenheiro Microsoft (400).

Serão várias Edições, onde sempre novos temas serão abordados e explicados de forma completa, com uma didática que possa ser altamente compreensível.

Aqui é FOL, e venho através desse Ebook transmitir todo os nossos conhecimento adquiridos nesses quase 20 anos na área, assim como as experiências de outros grandes especialistas da própria comunidade Arqengti, de outras comunidades e por outras empresas que atuamos.

O grande objetivo desse Livro é além de disseminar conhecimento, transmitir grandes cenários e soluções que podem estar próximo do que você pode estar passando ou pode passar, onde de alguma forma contribuir para os técnicos, especialistas e amantes da área.

Acreditamos que todos os dias, passamos por uma série de desafios em nossa Infraestrutura, e no âmbito Microsoft Windows Server não é diferente, afinal o S.O. (Sistema Operacional) evolui sempre, assim como novas tecnologias, roles (funções que um servidor pode atuar), roles service (serviços de função específicas) e features (oferecer suporte ou aumentar a funcionalidade de uma ou mais funções) são implementadas ou aprimoradas diariamente.

01 – Introdução

02 – Sobre Fábio Fol

03 – Nossos Canais Oficiais (Fol E Arqengti)

04 – Mentoria Fol Completa – Formação De Administrador De Redes – Infra Windows Server (Engenheiro Microsoft)

05 – Cursos Gratuitos De Alto Valor Agregado Para Toda A Comunidade

06 – Um Pouco Do Nosso Valor Agregado Para Toda A Comunidade

07 – Como Construir um File Server do Zero e Com Todas as Boas Práticas

7.1 Mas o que seria Ransomware?

7.2 Como sair de uma situação dessas?

7.3 O que é?

7.4 Outros termos técnicos (em outras partes durante o livro sempre que necessário pontuamos)

7.5 O que são Permissões

7.6 Permissões explícitas e herdadas

7.7 O que são Grupos e suas variantes

Quando usar grupos com escopo de domínio local

Quando usar grupos com escopo global

Quando usar grupos com escopo universal

Grupos de distribuição

Grupos de segurança

Escopo do grupo

7.8 Conceitos fundamentais de funcionamento de como é feito o acesso ao Servidor de Arquivos (File Server)

7.9 Vamos responder pelo nesse momento na teoria os Minds acima e no próximo módulo uma prática teórica completa

7.10 As dicas de ouro do File Server

7.11 Vamos para a prática teórica de configuração

Introdução

Vamos iniciar!

Etapas importantes:

  1. Do Entendimento da Demanda\Projeto
  2. Das Estratégias da Solução
  3. Do Planejamento:
  4. Da Execução:

[Importante3: Melhor entendimento dos Grupos – 7.7 O que são Grupos e suas variantes]

[Importante4: Melhor entendimento do Funcionamento File Server – 7.8 Conceitos fundamentais de funcionamento de como é feito o acesso ao Servidor de Arquivos (File Server)

  1. Da Pós-Execução

7.12 Fontes:

➡#####Abaixo segue informações detalhadas e o link de download completo:

Abaixo alguns conceitos importantes:

Funções

Uma função de servidor é um conjunto de programas que, quando instalados e configurados corretamente, permitem que um computador realize uma função específica para vários usuários ou para outros computadores em uma rede. As funções geralmente compartilham as características a seguir:

  • Elas descrevem a principal função, finalidade ou o uso de um computador. Um computador específico pode ser dedicado a realizar uma única função que seja amplamente usada na empresa ou pode realizar várias funções se cada uma delas for pouco usada na empresa;
  • Fornecem aos usuários de uma organização o acesso aos recursos gerenciados por outros computadores, como sites, impressoras ou arquivos armazenados em computadores diferentes;
  • Geralmente elas incluem seus próprios bancos de dados que podem enfileirar solicitações de usuário ou computador ou registrar informações relacionadas à função sobre computadores e usuários em rede. Por exemplo, os Serviços de Domínio Active Directory incluem um banco de dados para armazenar os nomes e relações hierárquicas de todos os computadores em uma rede;
  • Assim que estão corretamente instaladas e configuradas, as funções funcionam automaticamente. Isso permite que os computadores nos quais elas estão instaladas executem tarefas prescritas com supervisão ou comandos limitados do usuário.

Serviços de função

Os serviços de função são programas de software que fornecem a funcionalidade de uma função. Ao instalar uma função, você pode escolher quais serviços de função ela fornecerá para outros usuários e computadores da empresa. Algumas funções, como o Servidor DNS, possuem somente uma única função, não tendo, assim, serviços de função disponíveis. Outras funções, como os Serviços de Área de Trabalho Remota, possuem vários serviços de função que podem ser instalados, dependendo das necessidades de computação remota da empresa.

Você pode considerar uma função como um agrupamento de serviços de função complementares, totalmente relacionados, para os quais, na maioria dos casos, a instalação da função significa a instalação de um ou mais dos seus serviços de função.

Recursos‏

Os recursos são programas de software que, embora não sejam partes diretas de funções, podem oferecer suporte ou aumentar a funcionalidade de uma ou mais funções ou melhorar a funcionalidade do servidor, independentemente das funções instaladas. Por exemplo, o recurso Cluster de Failover aumenta a funcionalidade de outras funções, como os Serviços de Arquivos e o Servidor DHCP, permitindo que eles ingressem em clusters de servidor para maior redundância e melhor desempenho. Outro recurso, o Cliente Telnet, permite que você se comunique remotamente com um servidor telnet em uma conexão de rede, funcionalidade que aumenta as opções de comunicação do servidor.

Não podendo esquecer que a infraestrutura da empresa também modifica, processo natural onde os Administradores de Redes (Infra) precisam estar prontos e preparados para todas essas mudanças e tecnologias, principalmente pinçar qual é a melhor tecnologia para as soluções propostas e alinhadas com o negócio.

“AINDA MAIS SOBRE ESSE LIVRO: AFINAL CONHECIMENTO NÃO É BARATO E MUITO DIFICILMENTE ISSO É VISTO DE FORMA GRATUITA, OUTRO PONTO IMPORTANTE É TRANSMITIR EXPERIÊNCIA, QUALIDADE E PROFISSIONALISMO, EM TODA A CONFECÇÃO DESSE LIVRO BUSCAMOS ISSO”

“SOMOS CONSCIENTE QUE NÃO SABEMOS TUDO E NÃO TEMOS TAL PRETENSÃO, O INTUITO É COLABORATIVO MAS COM VALOR AGREGADO PARA TODOS OS PROFISSIONAIS DE TI”

Retornando as mudanças da Infraestrutura versos o Adm. Redes, esse feeling precisa ser ainda maior, afinal nem tudo que é novo e remodelado precisa ser implantado, a TI (Tecnologia da Informação) é o grande suporte para todo o negócio, é sine qua non se não existir, mas precisa trabalhar e estar sempre alinhado para o negócio e o negócio.

Esse é um ponto importante, que podemos trazer como um diferencial desse Livro, que é essa visão de Arquitetura Corporativa (Negócio, Governança, Gestão, Processos, Pessoas, Conhecimentos, Tecnologias e outros, estes são focados e direcionados sempre, assim como alinhados com o planejamento estratégico na forma de implantação das soluções que aqui propomos.

Agradeço e agradecemos imensamente todo o apoio que estamos tendo em todos nossos Eventos, Hangouts e outros da comunidade. Seja para a persona FOL e a todos os Ninjas da comunidade ARQENGTI (Arquitetos e Engenheiros de TI).

TEMOS UM PROFUNDO RESPEITO POR TODA NOSSA AUDIÊNCIA E ESPECTADORES QUE NOS SEGUEM E CURTEM NOSSO TRABALHO, NOSSOS SINCEROS MUITO OBRIGADO!

Untitled1

Administrar um File Server aparentemente parece ser uma tarefa fácil e tranquila de ser feita não é?, afinal é criar as pastas e inserir os usuários ou grupos na Aba Compartilhamento (Share) e Segurança (NTFS) e inserir as devidas permissões, ensinar o usuário na ponta (Corporativo) a mapear ou deixar pronto no seu executar o compartilhamento de rede e começar a usar.

Bom, se formos pensar em operacionalidade rápida, deixando de lado que esse ambiente não precisa de:

  1. Segurança;
  2. Boas práticas;
  3. Administração mais inteligente do ambiente;
  4. Gerenciamento Centralizado;
  5. Outros;

Mesmo em um ambiente pequeno e com pouca utilização é necessário um planejamento e otimização de todos os recursos possíveis.

“COM ESSAS CONFIGURAÇÕES, PODEMOS DIZER QUE O SERVIDOR ESTÁ O MÍNIMO OPERACIONAL, ISSO MESMO O MÍNIMO”

[IMPORTANTE: NÃO ESTAMOS DIZENDO QUE VAMOS PROTEGER 100%, ATÉ PORQUE ISSO NÃO EXISTE, O QUE VAMOS FAZER É DIFICULTAR AO MÁXIMO O QUE PODERMOS E UTILIZANDO\OTIMIZANDO RECURSOS, EVITAR QUE ISSO ACONTEÇA EM NOSSA ESTRUTURA COM MAIOR FACILIDADE]

 Os grandes problemas sempre aparecem e irão aparecer, assim como as peculiaridades, onde nesses momentos um comando em PowerShell por exemplo pode ajudar e muito em nosso ambiente, assim como por outro lado, essas features e comandos podem ser nossos maiores pesadelos se mal implementadas e configuradas.

Amigos mais uma vez percebemos certas precauções nas implementações de uma estrutura como essa, complexibilidades, conhecimentos e experiência?

Sim, existe e faz parte em qualquer ambiente que preserve o CID da segurança da informação, na sequencia: confidencialidade, integridade e disponibilidade, afinal esses fabricantes não iriam escrever calhamaços de boas práticas e segurança em seus Docs em vão.

Mais uma vez dizemos SIM, não é fácil como supracitado no início a implementação de um File Server, e SIM é uma arte com grandes possibilidade e ferramentas poderosas em nossas mãos.

Portanto, se você está até aqui lendo fico muito feliz, nossos compromissos daqui pra frente estão em comum, serão em repassar todos os nossos conhecimentos adquiridos, conto com você querido leitor e profissional de sucesso.

Um File Server bem configurado, confesso que ele é esquecido grande parte do tempo e somente lembrado no AD (Active Directory), nos grupos.

Isso mesmo, você deve estar se perguntando como assim FOL? – Eu te explico com todos os detalhes minuciosos abaixo, mas te antecipo que o grande segredo são os Grupos e duas grandes Fórmulas mais utilizadas:

  1. (A –> G –> DL <– P;
  2. (A –> G –> U –> DL <– P);

Então… rsrsrs, existem fórmulas em ambiente de administração File Server Microsoft.

Outro grande segredo é entender os Conceitos, Features, Power Shell e muitas Experiências, são combinações perfeitas e nos auxiliam plenamente em nosso dia-a-dia e nos projetos.

[Reflexão inicial de Administração desse tipo de Ambiente, quando implementado de forma mínima e operacional, conforme vimos no primeiro parágrafo – vamos para 22 Minds (pensamentos) desse tipo de ambiente]

Untitled

O que é?

SID (Security Identifier) : Identificador de Segurança de usuário. Este é basicamente o login do usuário ou o nome do grupo.

Permission (Permissão): que representa o acesso dado ao SID associado (leitura, escrita, …)

ACE (Access Control Entry): Entradas de controle de acesso. Casamento (SID+ Permissão). Representa assim o acesso que é dado a um usuário / grupo.

ACL (Access Control List): Lista de controles de acesso. Lista de ACE em um determinado arquivo de pasta. É uma lista de entradas de controle de acesso (ACE). Cada ACE em uma ACL identifica um trustee e especifica os direitos de acesso permitidos, negados ou auditados para esse trustee. O descritor de segurança para um objeto protegível pode conter dois tipos de ACLs: uma DACL e uma SACL.

Trustee: é uma conta de usuário, grupo, ou sessão de usuário, ao qual uma ACE é aplica-se. Cada ACE em uma ACL (Lista de Controle de Acesso), tem um SID (Identificador de Segurança) que identifica um trustee.

DACL (discretionary access control list): Lista de controles de acesso discricionária. Lista de ACE em um determinado arquivo de pasta. Uma lista de controle de acesso discricionário (DACL) identifica os trustees que são permitidos ou negados acesso a um objeto protegível.

Quando um processo tenta acessar um objeto protegível, o sistema verifica as ACEs na DACL do objeto para determinar se deve conceder acesso a ele. Se o objeto não tiver uma DACL, o sistema concede acesso total a todos. Se a DACL do objeto não tiver ACEs, o sistema nega todas as tentativas de acessar o objeto porque a DACL não permite quaisquer direitos de acesso. O sistema verifica as ACEs em sequência até encontrar uma ou mais ACEs que permitem todos os direitos de acesso solicitados ou até que qualquer um dos direitos de acesso solicitados seja negado.

SACL (system access control list ): Lista de controle de acesso do sistema. Lista de ACE em um determinado arquivo de pasta. Uma lista de controle de acesso ao sistema (SACL) permite aos administradores registrar tentativas de acessar um objeto protegido. Cada ACE especifica os tipos de tentativas de acesso por um trustee especificado que fazem com que o sistema gere um registro no log de eventos de segurança. Um ACE em um SACL pode gerar registros de auditoria quando uma tentativa de acesso falhar, quando tiver êxito ou ambos.

1

ESTRUTURAÇÃO DO PERMISSIONAMENTO EM ALTO NÍVEL

2

➡Link do Vídeo do Autor:

➡Link de Download do Ebook Grátis:

https://juliobattisti.com.br/md/ebook-guia-adm-file-server/index.asp

Te desejo uma excelente leitura.

===================================+++++++==================================

[Mais detalhes em nossos canais:]

https://www.arqengti.com.br/eventos

https://www.youtube.com/c/FabioOliveiraFOL

===================================+++++++==================================

[Olá Especialistas e Ninjas da Comunidade!

=> Nossa contribuição para toda a comunidade e valor agregado profissional.]

🔴 ➡ [11 CURSOS GRATUITOS – ARQENGTI – FOL]

Cursos - Gratuitos

Olá pessoal, Tudo bem!

Abaixo seguem informações dos Cursos sensacionais para toda nossa comunidade.

✔ 1 – Seja um Business Consultant (Business Case Real)

Uma prévia do grande curso que estamos montando!

✔ 2 – Engenheiro Microsoft (Tudo sobre Gpo’s)

✔ 3 – Engenheiro Microsoft (Tudo sobre RODC)

✔ 4 – Oficina de Governança & Gestão Gratuito

✔ 5 – Engenheiro Microsoft (Tudo sobre File Server)

✔ 6 – COBIT5 (Teoria + Prática + Preparatório Prova 100 questões)

✔ 7 – Engenheiro Microsoft (Tudo sobre BranchCache)

✔ 8 – Engenheiro Microsoft (Tudo sobre DNS)

✔ 9 – Engenheiro Microsoft (Tudo sobre DHCP Server)

✔ 10 – Engenheiro Microsoft (Troubleshooting Ad)

✔ 11 – Engenheiro Microsoft (Troubleshooting Storage)

[maiores detalhes no link abaixo]:

https://fabiofol.wordpress.com/2017/07/22/%F0%9F%94%B4-%E2%9E%A1-11-cursos-gratuitos-arqengti-fol/

===================================+++++++==================================

[Nossas mentorias completas e de muito valor profissional agregado]:

Mentoria FOL Microsoft (Formação de Engenheiro)

Mentoria FOL Governança & Gestão

===================================+++++++==================================

[Ebook Gratuito: O Guia de Bolso do Administrador de Rede Microsoft – Implementando e Administrando um File Server – Engenheiro Microsoft]

https://fabiofol.wordpress.com/2017/09/06/e-book-gratis-o-guia-de-bolso-do-administrador-de-rede-microsoft-implementando-e-administrando-um-file-server-engenheiro-microsoft/

===================================+++++++==================================

🎯 🔵 📚 [CHEGOU MEU 2º LIVRO -> APRENDIZADOS E DESAFIOS DA GESTÃO ESTRATÉGICA CORPORATIVA DE UMA FORMA EXECUTIVA E PRÁTICA – 2ª EDIÇÃO – 190 páginas] 📚 ✌

Trilhando O Sucesso da Gestão Através da Inovação e Visão Macro do Gestor – um Guia de Bolso Para Profissionais da Área de TI e Gestão

ÓTIMO DESCONTO E VOCÊ AINDA GANHA 18 BÔNUS: Ao fazer a compra nesta promoção especial de lançamento você tem um ótimo desconto e ainda ganha todos os 18 bônus.

Um livro Holístico onde aborda de forma simples e didática todos os grandes Frameworks do mercado, além de em cada Capítulo eu apresento toda uma descrição teórica e prática, assim como uma sacada real de prática de gestão e técnica, com exemplos práticos e úteis, explicados, em detalhes, passo a passo e com algumas telas ilustrativas.

———————————————————————
E 18 Bônus que Valem 20x o que Você Irá Pagar Pelo Livro!
———————————————————————

UMA VISÃO GERAL DO QUE É ABORDADO NO LIVRO: 👇👇

[Link de aquisição do livro]:

🎯 🔵 📚 [CHEGOU MEU 2º LIVRO -> APRENDIZADOS E DESAFIOS DA GESTÃO ESTRATÉGICA CORPORATIVA DE UMA FORMA EXECUTIVA E PRÁTICA – 2ª EDIÇÃO – 190 páginas] 📚 ✌

https://juliobattisti.com.br/loja/detalheproduto.asp?CodigoLivro=LIV0001530

https://fabiofol.wordpress.com/2017/10/26/chegou-meu-2o-livro-aprendizados-e-desafios-da-gestao-estrategica-corporativa-de-uma-forma-executiva-e-pratica-2a-edicao-190-paginas/

Abraços FOL!

#disseminar conhecimento

#ninjas arqengti

Anúncios

Sobre Fábio FOL

Profissional com mais de 17 anos de experiência em empresas Multinacionais, de Petróleo,Governo Federal,Ministério de Minas e Energia e Centros Autorizados Microsoft.Experiência em ambientes 24/7 e de missão crítica,Site de Contingência, Relacionamento com parceiros.Atuação,Implantação e gerenciamento em projetos de Infraestrutura física e lógica, Wireless Corporativa e outros.Certificados da Microsoft, Itil e Pmbook (Projetos),todos relacionados com infraestrutura, Gerenciamento, Soluções voltadas para estações de trabalho, Clientes Corporativos e Servidores High End.Forte em liderança de pessoas, Itil Melhores Práticas em TI, Gerenciamento e Gestão de projetos, Mapeamento de processos.Conhecimentos avançados no pacote Office da Microsoft e produtos voltados para colaboradores corporativos como: SharePoint e Mensagem Instantânea. Criação de Projetos Básicos e SOX (Alinhamento de Processos). Conhecimento Avançados em Sistemas operacionais Server Windows e File Server Linux, Hardware de Computadores, Desenhos Técnicos, Cobit, tendo como foco Administração de Redes e Gestão. Enfim, ser sempre visionário e estar preparado para todos os recursos que a empresa possuir, sempre procurando agregar conhecimentos na busca incessante pela boa formação profissional, ainda, caso se faça necessário ajudar à integração e valoração da equipe, para que os benefícios venham como conseqüência, contudo, sinto-me preparado para o cargo em que no momento vislumbro junto à empresa a fim de contribuir com a sua trajetória, sendo parte integrante da mesma.

Discussão

Trackbacks/Pingbacks

  1. Pingback: Forum Technet Wiki – [DICA RÁPIDA] – Não localiza pastas compartilhadas Windows Server 2012 R2 | 🔵Fábio FOL - 15 15+00:00 abril 15+00:00 2018

  2. Pingback: Dica Rápida (Tira Dúvida Prático Technet) – 43-Dica Rápida(Tira Dúvida PráticoTechnet)FOL-Windows server 2012R2 | 🔵Fábio FOL - 19 19+00:00 abril 19+00:00 2018

  3. Pingback: ACADEMIA FOL (ARQUITETURA CORPORATIVA)! | 🔵Fábio FOL - 20 20+00:00 abril 20+00:00 2018

  4. Pingback: Fórum Technet Wiki – [DICA RÁPIDA] – desabilitar requisitos de complexidade de senha | 🔵Fábio FOL - 26 26+00:00 abril 26+00:00 2018

  5. Pingback: Fórum Technet Wiki – [DICA RÁPIDA] – Como restringir logins de determinados usuários do domínio em uma máquina específica? | 🔵Fábio FOL - 26 26+00:00 abril 26+00:00 2018

  6. Pingback: Artigo Technet Wiki – O grande Segredo de como controlar e priorizar solicitações de autenticação e logon do cliente em controladores de domínio! | 🔵Fábio FOL - 11 11+00:00 maio 11+00:00 2018

  7. Pingback: Artigo Technet Wiki – Arquitetura Completa de todo o processo de Logon e Autenticação (Passo a Passo e todos os Segredos)! | 🔵Fábio FOL - 11 11+00:00 maio 11+00:00 2018

  8. Pingback: Artigo Technet Wiki – Preferências entre Rede Cabeada e Wireless | 🔵Fábio FOL - 23 23+00:00 maio 23+00:00 2018

  9. Pingback: 🎯🔴Script IP Hostname Login (Teoria e Prática ao VIVO)! | 🔵Fábio FOL - 3 03+00:00 junho 03+00:00 2018

  10. Pingback: Fórum Technet Wiki – [DICA RÁPIDA] – Gpo windows 10 | 🔵Fábio FOL - 11 11+00:00 junho 11+00:00 2018

  11. Pingback: Fórum Technet Wiki – [DICA RÁPIDA] – Computador inativo na rede | 🔵Fábio FOL - 28 28+00:00 julho 28+00:00 2018

  12. Pingback: Artigo Technet Wiki – Problema de File Replication (size of a file exceeds the staging space limit). | 🔵Fábio FOL - 5 05+00:00 agosto 05+00:00 2018

  13. Pingback: Forum Technet Wiki – [DICA RÁPIDA] –GPO – Tempo de inicialização. | 🔵Fábio FOL - 21 21+00:00 setembro 21+00:00 2018

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: