//
você está lendo...
ARQUITETOS-ENGENGEIROS TI, FORUM TECHNET

Forum Technet Wiki – [DICA RÁPIDA] –Negar excluir pastas e arquivos no modo avançado NFS

[PROBLEMA]

Prezados, estou tendo problemas de permissão via NFS . Quando compartilho uma pasta no avançado do Windows 2008 aparecia um box para editar onde tinha permitir e negar e aí configurava e negava a exclusão de pastas e arquivos funcionando perfeitamente. No Windows Server 2012 e 2016 esse box não aparece mais, quando configuro deixo a opção de excluir desmarcada na opção de permitir. E para minha surpresa o usuário ou grupo consegue excluir o arquivo e a pasta, então seleciono novamente o usuário e grupo com a opção de negar e seleciono só excluir pastas e arquivos e arquivos. Daí o usuário e grupo fica com uma configuração de especial, porém não consegue mudar ou criar um arquivo com o nome que quer. Consegue inserir dados em arquivos já existentes, salvar, etc. e não consegue mais excluir as pastas e arquivos.

Deve ter alguma coisa que está passando despercebido. Por favor se alguém já passou por isso e resolveu poderia me ajudar ??

[NOSSA EXPLANAÇÃO DO CENÁRIO]

Prezado Francisco C Moralli, tudo bem!

Vamos entender alguns conceitos abaixo:

Existem 02 tipos de configurações que são realizadas para compartilhamentos e permissionamentos de arquivos e pastas:

1 – Share (Compartilhamento, acesso via rede UNC):

Nesse quando compartilhar, clicando aba Sharing da pasta -> clicar em Advanced Sharing -> Marcar a opção Share this Folder -> Clicar em permissões -> Inserir ou Grupo na ACL -> Terá 03 permissões: Aqui evitar por questões de segurança Full Control (deixando essa somente para os Admins), sobrando Change e Read (deixando as 02 marcadas, caso a permissão seja para escrita e deleção, caso contrário somente read marcada);

2 – Security (NTFS – Acesso Físico):

Nesse, ao clicar em security > edit -> inserir o grupo ou usuário na ACL, terá uma série de permissões, caso o objetivo seja escrita e deleção, segue a mesma linha acima, evitar Full control e conceder modify.

Obs1: As permissões são cumulativas, logo, o usuário pode pertencer a outro grupo, para validar isso realizar o procedimento obs2.

Obs2: Para validar todas as permissões efetivas, ao clicar em security -> clicar em advanced > clicar em effective access > inserir o grupo ou usuário para análise -> Validar. Aqui irá a realidade de permissoonamento completa (raiox).

Caso queira verificar essas configurações mais aprofundadas, seja na teoria e prática, recomendo os vídeos abaixo de nossa mentoria Engenheiro Microsoft – Infra:

Abraços FOL!

[LINK TECHNET:]

https://social.technet.microsoft.com/Forums/pt-BR/caae6857-521a-4a21-b078-1751ef46b7af/negar-excluir-pastas-e-arquivos-no-modo-avanado-nfs?forum=w8serverpt

Sobre Fábio FOL

Profissional com mais de 17 anos de experiência em empresas Multinacionais, de Petróleo,Governo Federal,Ministério de Minas e Energia e Centros Autorizados Microsoft.Experiência em ambientes 24/7 e de missão crítica,Site de Contingência, Relacionamento com parceiros.Atuação,Implantação e gerenciamento em projetos de Infraestrutura física e lógica, Wireless Corporativa e outros.Certificados da Microsoft, Itil e Pmbook (Projetos),todos relacionados com infraestrutura, Gerenciamento, Soluções voltadas para estações de trabalho, Clientes Corporativos e Servidores High End.Forte em liderança de pessoas, Itil Melhores Práticas em TI, Gerenciamento e Gestão de projetos, Mapeamento de processos.Conhecimentos avançados no pacote Office da Microsoft e produtos voltados para colaboradores corporativos como: SharePoint e Mensagem Instantânea. Criação de Projetos Básicos e SOX (Alinhamento de Processos). Conhecimento Avançados em Sistemas operacionais Server Windows e File Server Linux, Hardware de Computadores, Desenhos Técnicos, Cobit, tendo como foco Administração de Redes e Gestão. Enfim, ser sempre visionário e estar preparado para todos os recursos que a empresa possuir, sempre procurando agregar conhecimentos na busca incessante pela boa formação profissional, ainda, caso se faça necessário ajudar à integração e valoração da equipe, para que os benefícios venham como conseqüência, contudo, sinto-me preparado para o cargo em que no momento vislumbro junto à empresa a fim de contribuir com a sua trajetória, sendo parte integrante da mesma.

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: