//
você está lendo...
MICROSOFT AD, Sem categoria

Porque usar Storage Replica do Windows Server 2016?

AD_WINDOWSSERVER2016

Olá amigos leitores, hoje estamos trazendo um artigo de Windows Server 2016 (Storage Replica), onde através de um conceito inovador de alta disponibilidade e uma rapidez na cópia dos dados tanto de forma Síncrona e Assíncrona. Essa inteligência trouxe consigo novos conceitos e formas de configuração, inclusive integração com PowerShell.

Replicação de armazenamento oferece novas capacidades de recuperação de desastres e de preparação em Windows Server 2016 Technical Preview. Pela primeira vez, o Windows Server oferece a paz de espírito de perda de dados zero, com a capacidade de proteger os dados de forma síncrona em diferentes racks, pisos, edifícios, campus, condados e cidades. Após um desastre, todos os dados serão existem em outros lugares, sem qualquer possibilidade de perda. O mesmo se aplica antes de um desastre; Replicação de armazenamento oferece-lhe a possibilidade de mudar de cargas de trabalho para locais seguros antes de catástrofes quando concedida alguns momentos aviso Рnovamente, sem perda de dados.

Replica√ß√£o de armazenamento permite amoras uso eficiente de v√°rios datacenters. Esticando aglomerados ou replicar conjuntos, cargas de trabalho pode ser executado em v√°rios centros de dados para acesso mais r√°pido de dados por usu√°rios de proximidade locais e aplica√ß√Ķes, bem como uma melhor distribui√ß√£o de carga e utiliza√ß√£o de recursos de computa√ß√£o. Se um desastre leva um datacenter off-line, voc√™ pode mover suas cargas de trabalho t√≠picas para o local de outra temporariamente.

Replica√ß√£o de armazenamento pode permitir que voc√™ encerrar sistemas de replica√ß√£o de arquivos existentes como DFSR que foram for√ßados a servir como solu√ß√Ķes de recupera√ß√£o de desastres low-end. Enquanto DFSR funciona muito bem em redes extremamente baixa largura de banda, a lat√™ncia √© muito alta. Isso √© causado por sua exig√™ncia de arquivos para fechar e seus aceleradores artificiais destinadas a evitar o congestionamento da rede. Aqueles com caracter√≠sticas de design, os arquivos mais recentes e mais quentes em uma replica√ß√£o DFSR s√£o os menos propensos a se replicar. Replica√ß√£o de armazenamento opera abaixo o arquivo de n√≠vel e n√£o tem nenhuma dessas restri√ß√Ķes.

Replica√ß√£o de armazenamento tamb√©m suporta replica√ß√£o ass√≠ncrona para intervalos mais longos e redes de lat√™ncia mais altos. √Ä base de ponto de verifica√ß√£o, porque n√£o √©, e, em vez de forma cont√≠nua replica, o delta de mudan√ßas tende a ser menor do que produzimos baseado em captura instant√Ęnea. Al√©m disso, replica√ß√£o de armazenamento opera na camada de parti√ß√£o e replica, portanto, todos os instant√Ęneos VSS criados pelo Windows Server ou o software de backup; permite o uso destes instant√Ęneos de dados consistentes com aplicativos para a recupera√ß√£o point-in-time, os dados de usu√°rio especialmente n√£o estruturados replicados de forma ass√≠ncrona.

Stretch Cluster Permite a configura√ß√£o de computadores e de armazenamento em um √ļnico cluster, onde alguns n√≥s compartilham um conjunto de assim√©trica quota de n√≥s de armazenamento e alguns outros, em seguida, s√≠ncrona ou ass√≠ncrona replicado com consci√™ncia local. Esta configura√ß√£o pode utilizar compartilhada Espa√ßos de Armazenamento em JBOD, SAN e iSCSI LUNs-inscritos. √Č gerido com o PowerShell ea ferramenta gr√°fica Failover Cluster Manager, e permite a carga de trabalho failover automatizado.

ca01

FIGURE 1: Storage replication in a stretch cluster using Storage Replica

Cluster de Cluster permite a replica√ß√£o entre dois grupos separados, onde um cluster de forma s√≠ncrona ou ass√≠ncrona replica com outro cluster. Esta configura√ß√£o pode utilizar compartilhada Espa√ßos de Armazenamento em JBOD, SAN e iSCSI LUNs-inscritos. √Č gerido com o PowerShell e requer interven√ß√£o manual para failover.

ca02

FIGURE 2: Cluster-to-cluster storage replication using Storage Replica

Server to server permite a replica√ß√£o s√≠ncrona e ass√≠ncrona entre dois servidores aut√īnomos, utilizando os espa√ßos de armazenamento em JBOD, SAN e iSCSI LUNs-inscritos, e unidades locais. √Č gerido com o PowerShell e requer interven√ß√£o manual para failover.

ca03

FIGURE 3: Server-to-server storage replication using Storage Replica

Storage Replica Features

Zero perda de dados, replicação em nível de bloco. Com a replicação síncrona, não há possibilidade de perda de dados. Com a replicação em nível de bloco, não há possibilidade de bloqueio de arquivos.

Implanta√ß√£o e gerenciamento simples. Replica√ß√£o de armazenamento enviou um projeto para facilidade de uso. Cria√ß√£o de uma parceria entre dois servidores de replica√ß√£o requer apenas um √ļnico comando PowerShell. Implanta√ß√£o de clusters estendido assistente intuitivo usa familiar na ferramenta Failover Cluster Manager.

Guest and host. Todas as capacidades de replica√ß√£o de armazenamento est√£o expostas em ambos os virtualizado e implementa√ß√Ķes baseadas em host. Isto significa que os clientes podem replicar seus volumes de dados, mesmo que rodando em plataformas de virtualiza√ß√£o n√£o-Windows ou nuvens p√ļblicas, desde que usando o Windows Server 2016 no convidado.

SMB3-based. Replicação de armazenamento utiliza a tecnologia comprovada e madura de SMB 3, lançado pela primeira vez no Windows Server 2012. Isso significa que todas as características avançadas do SMB Рcomo multicanal e SMB apoio direto no RoCE, iWARP, InfiniBand e RDMA placas de rede Рestão disponíveis para replicação de armazenamento.

Seguran√ßa. Ao contr√°rio de muitos produtos do fornecedor, replica√ß√£o de armazenamento tem tecnologia de seguran√ßa l√≠der da ind√ļstria cozido em. Isto inclui a assinatura de pacotes, criptografia de dados completa AES-128-GCM, o suporte para acelera√ß√£o de criptografia Intel AES-NI, e preven√ß√£o integridade pr√©-autentica√ß√£o man-in-the-middle ataque. Replica√ß√£o de armazenamento Utiliza Kerberos AES256 para toda a autentica√ß√£o entre os n√≥s.

High Performance sincronização inicial. Replicação de armazenamento suporta sincronização inicial semeado, onde um subconjunto de dados já existe em um alvo de cópias mais antigas, backups, ou unidades embarcadas. Replicação inicial só vai copiar os blocos diferentes, potencialmente reduzindo o tempo de sincronização inicial e data Prevenção do uso de largura de banda limitada. Réplicas de armazenamento cálculo da soma de verificação de blocos e agregação significa que o desempenho inicial sincronização é limitada apenas pela velocidade da armazenagem e da rede.

Grupos de consist√™ncia. Escrever ordenando que garante a aplica√ß√Ķes como o Microsoft SQL Server pode escrever para v√°rios volumes replicados e saber a data vai escrever sobre o sequencialmente servidor de destino.

Delega√ß√£o do usu√°rio. Os usu√°rios podem ter permiss√Ķes para gerenciar a replica√ß√£o sem ser um membro do grupo Administradores interno nos n√≥s replicados, portanto limitando o seu acesso a √°reas n√£o relacionadas.

Restrição rede. Replicação de armazenamento pode ser limitado a redes individuais por servidor e replicado por volumes, a fim de proporcionar uma aplicação, backup e software de gerenciamento de largura de banda.

Thin Provisioning. Suporte para thin Provisioning em espa√ßos de armazenamento e dispositivos de SAN √© suportado, a fim de proporcionar tempos de replica√ß√£o iniciais quase instant√Ęneos em muitas circunst√Ęncias.

Windows Server 2016 Technical Preview implements the following features in Storage Replica:

Feature Details
Type Host-based
Synchronous Yes
Asynchronous Yes
Storage hardware agnostic Yes
Replication unit Volume (Partition)
Windows Server Stretch Cluster creation Yes
Server to server replication Yes
Cluster to cluster replication Yes
Transport SMB3
Network TCP/IP or RDMA
RDMA* iWARP, InfiniBand, RoCE v2
Replication network port firewall requirements Single IANA port (TCP 445 or 5445)
Multipath/Multichannel Yes (SMB3)
Kerberos support Yes (SMB3)
Over the wire encryption and signing Yes (SMB3)
Per-volume failovers allowed Yes
Management UI in-box PowerShell, Failover Cluster Manager

Storage Replica Prerequisites

  • Active Directory Domain Services forest.
  • SAS JBODs, fibre channel SAN, shared VHDX, iSCSI Target, or local SCSI/SATA storage. SSD or faster recommended for replication log drives.
  • At least one 1GbE connection on each server for synchronous replication, but preferably RDMA.
  • At least 2GB of RAM and two cores per server.
  • A network between servers with enough bandwidth to contain your IO write workload and an average of =5ms round trip latency, for synchronous replication. Asynchronous replication does not have a latency recommendation.
  • The replicated storage cannot be located on the drive containing the Windows operating system folder.

Termos de ind√ļstria de alto n√≠vel

Recuperação de desastres (DR) refere-se a um plano de contingência para a recuperação de catástrofes site para que o negócio continua a operar. Data DR significa várias cópias dos dados de produção em um local físico separado. Por exemplo, um cluster estendido, onde metade dos nós estão em um site e metade estão em outro. Preparação para Desastres (DP) refere-se a um plano de contingência para mover cargas de trabalho preventivamente para um local diferente antes de um desastre que se aproxima, como um furacão.

Acordos de n√≠vel de servi√ßo (SLAs) definir a disponibilidade de um neg√≥cio aplica√ß√Ķes ‘e sua toler√Ęncia de tempo de inatividade e perda de dados durante interrup√ß√Ķes planejadas e n√£o planejadas. Recovery Time Objective (RTO) define quanto tempo a empresa pode tolerar inacessibilidade total de dados. Recovery Point Objective (RPO) define a quantidade de dados a empresa pode dar ao luxo de perder.

Synchronous Replication

A replicação síncrona garante que o aplicativo grava dados em dois locais ao mesmo tempo antes da conclusão do IO. Essa replicação é mais adequada para dados de missão crítica, uma vez que requer investimentos de rede e armazenamento, bem como um risco de desempenho do aplicativo degradada.

Quando escreve aplica√ß√£o ocorrer na c√≥pia fonte de dados, o armazenamento originating_server n√£o reconhece a IO imediatamente. Em vez disso, essas altera√ß√Ķes de dados replicado para o destino da c√≥pia remota e retornar uma confirma√ß√£o. S√≥ ent√£o √© que o aplicativo receber o reconhecimento IO. Isso garante a sincroniza√ß√£o constante do site remoto com o site de origem, com efeito estendendo OI armazenamento em toda a rede. No caso de uma falha de sites de origem, as aplica√ß√Ķes podem failover para o site remoto e retomar as opera√ß√Ķes com a sua garantia de perda de dados zero.

ca04

Asynchronous Replication

Contrariamente, a replicação assíncrona significa que quando o aplicativo grava dados, que replica os dados para o local remoto, sem garantias de reconhecimento imediatos. Este modo permite que o tempo de resposta mais rápido para a aplicação, bem como uma solução de DR que funciona geograficamente.

Quando o aplicativo grava dados, o mecanismo de replica√ß√£o captura a grava√ß√£o e imediatamente reconhece a aplica√ß√£o. Os dados capturados em seguida, replica para o local remoto. O n√≥ remoto processa a c√≥pia dos dados e reconhece pregui√ßosamente de volta para a c√≥pia de origem. Desde o desempenho de replica√ß√£o n√£o est√° mais na aplica√ß√£o caminho IO √©, capacidade de resposta e dist√Ęncia do local remoto s√£o fatores menos importantes. H√° risco de perda de dados se a fonte de dados √© perdida eo destino da c√≥pia dos dados ainda estava no buffer sem deixar a fonte.

Com a sua RPO maior do que zero, replica√ß√£o ass√≠ncrona √© menos adequado para solu√ß√Ķes de alta disponibilidade, como clusters de failover, como eles s√£o projetados para opera√ß√£o cont√≠nua com redund√Ęncia e sem perda de dados.

ca05

Grande abraço a todos  РFOL!

Sobre F√°bio FOL

Profissional com mais de 17 anos de experi√™ncia em empresas Multinacionais, de Petr√≥leo,Governo Federal,Minist√©rio de Minas e Energia e Centros Autorizados Microsoft.Experi√™ncia em ambientes 24/7 e de miss√£o cr√≠tica,Site de Conting√™ncia, Relacionamento com parceiros.Atua√ß√£o,Implanta√ß√£o e gerenciamento em projetos de Infraestrutura f√≠sica e l√≥gica, Wireless Corporativa e outros.Certificados da Microsoft, Itil e Pmbook (Projetos),todos relacionados com infraestrutura, Gerenciamento, Solu√ß√Ķes voltadas para esta√ß√Ķes de trabalho, Clientes Corporativos e Servidores High End.Forte em lideran√ßa de pessoas, Itil Melhores Pr√°ticas em TI, Gerenciamento e Gest√£o de projetos, Mapeamento de processos.Conhecimentos avan√ßados no pacote Office da Microsoft e produtos voltados para colaboradores corporativos como: SharePoint e Mensagem Instant√Ęnea. Cria√ß√£o de Projetos B√°sicos e SOX (Alinhamento de Processos). Conhecimento Avan√ßados em Sistemas operacionais Server Windows e File Server Linux, Hardware de Computadores, Desenhos T√©cnicos, Cobit, tendo como foco Administra√ß√£o de Redes e Gest√£o. Enfim, ser sempre vision√°rio e estar preparado para todos os recursos que a empresa possuir, sempre procurando agregar conhecimentos na busca incessante pela boa forma√ß√£o profissional, ainda, caso se fa√ßa necess√°rio ajudar √† integra√ß√£o e valora√ß√£o da equipe, para que os benef√≠cios venham como conseq√ľ√™ncia, contudo, sinto-me preparado para o cargo em que no momento vislumbro junto √† empresa a fim de contribuir com a sua trajet√≥ria, sendo parte integrante da mesma.

Discuss√£o

Trackbacks/Pingbacks

  1. Pingback: Porque usar Storage Replica do Windows Server 2016? - Blog Ignicao TI - Acelerando sua Carreira - 9 09+00:00 setembro 09+00:00 2016

Deixe um coment√°rio

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Voc√™ est√° comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Voc√™ est√° comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Voc√™ est√° comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Voc√™ est√° comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias