//
você está lendo...
MICROSOFT AD, Sem categoria

Porque usar Storage Replica do Windows Server 2016?

AD_WINDOWSSERVER2016

Olá amigos leitores, hoje estamos trazendo um artigo de Windows Server 2016 (Storage Replica), onde através de um conceito inovador de alta disponibilidade e uma rapidez na cópia dos dados tanto de forma Síncrona e Assíncrona. Essa inteligência trouxe consigo novos conceitos e formas de configuração, inclusive integração com PowerShell.

Replicação de armazenamento oferece novas capacidades de recuperação de desastres e de preparação em Windows Server 2016 Technical Preview. Pela primeira vez, o Windows Server oferece a paz de espírito de perda de dados zero, com a capacidade de proteger os dados de forma síncrona em diferentes racks, pisos, edifícios, campus, condados e cidades. Após um desastre, todos os dados serão existem em outros lugares, sem qualquer possibilidade de perda. O mesmo se aplica antes de um desastre; Replicação de armazenamento oferece-lhe a possibilidade de mudar de cargas de trabalho para locais seguros antes de catástrofes quando concedida alguns momentos aviso – novamente, sem perda de dados.

Replicação de armazenamento permite amoras uso eficiente de vários datacenters. Esticando aglomerados ou replicar conjuntos, cargas de trabalho pode ser executado em vários centros de dados para acesso mais rápido de dados por usuários de proximidade locais e aplicações, bem como uma melhor distribuição de carga e utilização de recursos de computação. Se um desastre leva um datacenter off-line, você pode mover suas cargas de trabalho típicas para o local de outra temporariamente.

Replicação de armazenamento pode permitir que você encerrar sistemas de replicação de arquivos existentes como DFSR que foram forçados a servir como soluções de recuperação de desastres low-end. Enquanto DFSR funciona muito bem em redes extremamente baixa largura de banda, a latência é muito alta. Isso é causado por sua exigência de arquivos para fechar e seus aceleradores artificiais destinadas a evitar o congestionamento da rede. Aqueles com características de design, os arquivos mais recentes e mais quentes em uma replicação DFSR são os menos propensos a se replicar. Replicação de armazenamento opera abaixo o arquivo de nível e não tem nenhuma dessas restrições.

Replicação de armazenamento também suporta replicação assíncrona para intervalos mais longos e redes de latência mais altos. À base de ponto de verificação, porque não é, e, em vez de forma contínua replica, o delta de mudanças tende a ser menor do que produzimos baseado em captura instantânea. Além disso, replicação de armazenamento opera na camada de partição e replica, portanto, todos os instantâneos VSS criados pelo Windows Server ou o software de backup; permite o uso destes instantâneos de dados consistentes com aplicativos para a recuperação point-in-time, os dados de usuário especialmente não estruturados replicados de forma assíncrona.

Stretch Cluster Permite a configuração de computadores e de armazenamento em um único cluster, onde alguns nós compartilham um conjunto de assimétrica quota de nós de armazenamento e alguns outros, em seguida, síncrona ou assíncrona replicado com consciência local. Esta configuração pode utilizar compartilhada Espaços de Armazenamento em JBOD, SAN e iSCSI LUNs-inscritos. É gerido com o PowerShell ea ferramenta gráfica Failover Cluster Manager, e permite a carga de trabalho failover automatizado.

ca01

FIGURE 1: Storage replication in a stretch cluster using Storage Replica

Cluster de Cluster permite a replicação entre dois grupos separados, onde um cluster de forma síncrona ou assíncrona replica com outro cluster. Esta configuração pode utilizar compartilhada Espaços de Armazenamento em JBOD, SAN e iSCSI LUNs-inscritos. É gerido com o PowerShell e requer intervenção manual para failover.

ca02

FIGURE 2: Cluster-to-cluster storage replication using Storage Replica

Server to server permite a replicação síncrona e assíncrona entre dois servidores autônomos, utilizando os espaços de armazenamento em JBOD, SAN e iSCSI LUNs-inscritos, e unidades locais. É gerido com o PowerShell e requer intervenção manual para failover.

ca03

FIGURE 3: Server-to-server storage replication using Storage Replica

Storage Replica Features

Zero perda de dados, replicação em nível de bloco. Com a replicação síncrona, não há possibilidade de perda de dados. Com a replicação em nível de bloco, não há possibilidade de bloqueio de arquivos.

Implantação e gerenciamento simples. Replicação de armazenamento enviou um projeto para facilidade de uso. Criação de uma parceria entre dois servidores de replicação requer apenas um único comando PowerShell. Implantação de clusters estendido assistente intuitivo usa familiar na ferramenta Failover Cluster Manager.

Guest and host. Todas as capacidades de replicação de armazenamento estão expostas em ambos os virtualizado e implementações baseadas em host. Isto significa que os clientes podem replicar seus volumes de dados, mesmo que rodando em plataformas de virtualização não-Windows ou nuvens públicas, desde que usando o Windows Server 2016 no convidado.

SMB3-based. Replicação de armazenamento utiliza a tecnologia comprovada e madura de SMB 3, lançado pela primeira vez no Windows Server 2012. Isso significa que todas as características avançadas do SMB – como multicanal e SMB apoio direto no RoCE, iWARP, InfiniBand e RDMA placas de rede – estão disponíveis para replicação de armazenamento.

Segurança. Ao contrário de muitos produtos do fornecedor, replicação de armazenamento tem tecnologia de segurança líder da indústria cozido em. Isto inclui a assinatura de pacotes, criptografia de dados completa AES-128-GCM, o suporte para aceleração de criptografia Intel AES-NI, e prevenção integridade pré-autenticação man-in-the-middle ataque. Replicação de armazenamento Utiliza Kerberos AES256 para toda a autenticação entre os nós.

High Performance sincronização inicial. Replicação de armazenamento suporta sincronização inicial semeado, onde um subconjunto de dados já existe em um alvo de cópias mais antigas, backups, ou unidades embarcadas. Replicação inicial só vai copiar os blocos diferentes, potencialmente reduzindo o tempo de sincronização inicial e data Prevenção do uso de largura de banda limitada. Réplicas de armazenamento cálculo da soma de verificação de blocos e agregação significa que o desempenho inicial sincronização é limitada apenas pela velocidade da armazenagem e da rede.

Grupos de consistência. Escrever ordenando que garante a aplicações como o Microsoft SQL Server pode escrever para vários volumes replicados e saber a data vai escrever sobre o sequencialmente servidor de destino.

Delegação do usuário. Os usuários podem ter permissões para gerenciar a replicação sem ser um membro do grupo Administradores interno nos nós replicados, portanto limitando o seu acesso a áreas não relacionadas.

Restrição rede. Replicação de armazenamento pode ser limitado a redes individuais por servidor e replicado por volumes, a fim de proporcionar uma aplicação, backup e software de gerenciamento de largura de banda.

Thin Provisioning. Suporte para thin Provisioning em espaços de armazenamento e dispositivos de SAN é suportado, a fim de proporcionar tempos de replicação iniciais quase instantâneos em muitas circunstâncias.

Windows Server 2016 Technical Preview implements the following features in Storage Replica:

Feature Details
Type Host-based
Synchronous Yes
Asynchronous Yes
Storage hardware agnostic Yes
Replication unit Volume (Partition)
Windows Server Stretch Cluster creation Yes
Server to server replication Yes
Cluster to cluster replication Yes
Transport SMB3
Network TCP/IP or RDMA
RDMA* iWARP, InfiniBand, RoCE v2
Replication network port firewall requirements Single IANA port (TCP 445 or 5445)
Multipath/Multichannel Yes (SMB3)
Kerberos support Yes (SMB3)
Over the wire encryption and signing Yes (SMB3)
Per-volume failovers allowed Yes
Management UI in-box PowerShell, Failover Cluster Manager

Storage Replica Prerequisites

  • Active Directory Domain Services forest.
  • SAS JBODs, fibre channel SAN, shared VHDX, iSCSI Target, or local SCSI/SATA storage. SSD or faster recommended for replication log drives.
  • At least one 1GbE connection on each server for synchronous replication, but preferably RDMA.
  • At least 2GB of RAM and two cores per server.
  • A network between servers with enough bandwidth to contain your IO write workload and an average of =5ms round trip latency, for synchronous replication. Asynchronous replication does not have a latency recommendation.
  • The replicated storage cannot be located on the drive containing the Windows operating system folder.

Termos de indústria de alto nível

Recuperação de desastres (DR) refere-se a um plano de contingência para a recuperação de catástrofes site para que o negócio continua a operar. Data DR significa várias cópias dos dados de produção em um local físico separado. Por exemplo, um cluster estendido, onde metade dos nós estão em um site e metade estão em outro. Preparação para Desastres (DP) refere-se a um plano de contingência para mover cargas de trabalho preventivamente para um local diferente antes de um desastre que se aproxima, como um furacão.

Acordos de nível de serviço (SLAs) definir a disponibilidade de um negócio aplicações ‘e sua tolerância de tempo de inatividade e perda de dados durante interrupções planejadas e não planejadas. Recovery Time Objective (RTO) define quanto tempo a empresa pode tolerar inacessibilidade total de dados. Recovery Point Objective (RPO) define a quantidade de dados a empresa pode dar ao luxo de perder.

Synchronous Replication

A replicação síncrona garante que o aplicativo grava dados em dois locais ao mesmo tempo antes da conclusão do IO. Essa replicação é mais adequada para dados de missão crítica, uma vez que requer investimentos de rede e armazenamento, bem como um risco de desempenho do aplicativo degradada.

Quando escreve aplicação ocorrer na cópia fonte de dados, o armazenamento originating_server não reconhece a IO imediatamente. Em vez disso, essas alterações de dados replicado para o destino da cópia remota e retornar uma confirmação. Só então é que o aplicativo receber o reconhecimento IO. Isso garante a sincronização constante do site remoto com o site de origem, com efeito estendendo OI armazenamento em toda a rede. No caso de uma falha de sites de origem, as aplicações podem failover para o site remoto e retomar as operações com a sua garantia de perda de dados zero.

ca04

Asynchronous Replication

Contrariamente, a replicação assíncrona significa que quando o aplicativo grava dados, que replica os dados para o local remoto, sem garantias de reconhecimento imediatos. Este modo permite que o tempo de resposta mais rápido para a aplicação, bem como uma solução de DR que funciona geograficamente.

Quando o aplicativo grava dados, o mecanismo de replicação captura a gravação e imediatamente reconhece a aplicação. Os dados capturados em seguida, replica para o local remoto. O nó remoto processa a cópia dos dados e reconhece preguiçosamente de volta para a cópia de origem. Desde o desempenho de replicação não está mais na aplicação caminho IO é, capacidade de resposta e distância do local remoto são fatores menos importantes. Há risco de perda de dados se a fonte de dados é perdida eo destino da cópia dos dados ainda estava no buffer sem deixar a fonte.

Com a sua RPO maior do que zero, replicação assíncrona é menos adequado para soluções de alta disponibilidade, como clusters de failover, como eles são projetados para operação contínua com redundância e sem perda de dados.

ca05

Grande abraço a todos  – FOL!

Sobre Fábio FOL

Pai de Sophya, Fernanda, Victor, Esposo de Sammyla. Profissional com mais de 22 anos de experiência empresas Multinacionais, Petróleo, Governo Federal, Ministério Minas Energia, Polícias Federais. Origem técnica em Infraestrutura como Engenheiro Microsoft e MCSE. Especialista: Gerenciamento Projetos, Processos e Gestão Estratégica. Instrutor Oficial em centros Autorizados do Brasil: Microsoft, Itil, Cobit, Bpmn, BPM, Projeto, Análise de Negócio. Instrutor desde 1999, onde já ministrou mais 12.000 horas e mais 6.000 alunos. FOL também atua como Escritor, Palestrante, Community Manager e Mentor. Hoje Estrategista em Arquitetura Corporativa em entregar valor agregado e obter alta performance pessoal e profissional. Founder ARQENGTI e CSIACMHR. Sempre estudando, aprendendo, disseminando e se aprimorando, mas, principalmente, colocando em prática e ensinando o que aprende. Esta é a missão do FOL.

Discussão

Trackbacks/Pingbacks

  1. Pingback: Porque usar Storage Replica do Windows Server 2016? - Blog Ignicao TI - Acelerando sua Carreira - 9 09+00:00 setembro 09+00:00 2016

Deixe um comentário